ÁGUAS BRANCAS: ÚNICO IGARAPÉ LIMPO DE MANAUS

 
Lugar preservado mantém o status por causa do cuidado dos moradores adjacentes.
 
Considerado o último igarapé limpo existente na área urbana de Manaus, o Igarapé Água Branca fica localizado no bairro Tarumã e tem nascentes que vêm de dentro da reserva permanente do Aeroporto da cidade, localizado na Avenida do Turismo. É considerado 100% urbano, pois suas nascentes estão dentro da capital.
 
O lugar preservado mantém o status por causa do cuidado que recebe dos morados adjacentes. Jó Farah, presidente da ONG Mata Viva, responsável pelo monitoramento das margens do igarapé explica sobre o cuidado e a luta dos moradores que iniciou nos anos 2000 para manter viva esta obra da natureza, “
Monitoramos todas as agressões que existem contra o igarapé no que diz respeito a desmatamento e poluição. Sabemos de todas as possíveis ameaças”.
Apesar de ser considerado o único igarapé limpo existente na cidade, a urbanização, o desmatamento e a poluição são fatores que causaram graves consequências ao meio ambiente e seguem sendo ameaças, principalmente para a qualidade de vida desses cursos d’água.
 
Colocar em foco assuntos sobre a água é necessário, principalmente quando ela está sob ameaça. Na região Amazônica, a atenção precisa ser dobrada, pois estamos falando da maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por 20% da água doce que chega aos oceanos. Por essa razão, existem as mobilizações para preservar o Igarapé Água Branca.
 
As ações geralmente são publicadas e combinadas na página do facebook, além disso, o perfil também serve para divulgar sobre as visitações e sobre o cotidiano daqueles que vivem mais próximos ao local. Dessa maneira, a comunidade tem conseguido mais visibilidade e apoio de pessoas interessadas na preservação do meio ambiente.
 
Página: SOS IGARAPÉ DA ÁGUA BRANCA TARUMÃ-MANAUS.
 
Texto de Erica Oliveira

Erica Oliveira é manauara, estudante de Jornalismo e batuqueira dos grupos de Maracatu Pedra Encantada e Baque Mulher Manaus. Na comunicação, atua com produção e correção de textos sobre os mais variados temas, além de fazer reportagens na Tv Encontro das Águas.